segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Seminário sobre Meio Ambiente

Léo Oliveira

Edvan Assunção
Dailson Ramalho
Pedro Marcelino
Foi realizado no último dia 18 de janeiro o primeiro seminário interno do PCdoB, o tema abordado foi sobre meio ambiente em Alagoinhas. As palestras foram apresentadas por Dailson Ramalho de Lima que atualmente é presidente do conselho de meio ambiente na cidade e funcionário da COPENER e por Edivan Dias de Assunção agrônomo-ambientalista, professor universitário e empresário do setor. Os filiados e convidados usaram da palavra destacando as interferências de Pedro Marcelino, Hugo Leonardo, Antônio Barreto, Lili, Moises e Jomar. Ao final como contribuição ao Plano de Governo do PCdoB foi levantada como problemas em Alagoinhas o aterro sanitário e a necessidade de fortalecer a fiscalização ambiental na cidade. 
O Partido pretende ainda este ano realizar outros seminários sobre sindicalismo, saúde, administração pública, juventude e educação. 

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Dilma só deve subir em palanques em que base estiver unida

A presidente da República já deu, no fim de 2011, uma pista de como pretende se comportar até as eleições municipais de outubro. Mas líderes dos partidos que integram a coalizão governista gostariam de ter Dilma Rousseff em seus palanques e esperam um novo sinal do Palácio do Planalto para saber qual será a participação da presidente na campanha e o que o governo fará para evitar que as presenças dela e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva provoquem atritos entre as legendas da base.
O PMDB gostaria de ver a situação esclarecida numa conversa "franca e aberta" entre o vice-presidente Michel Temer, Dilma e Lula. O pacto definiria também os limites de atuação de Temer, presidente licenciado do PMDB.

No fim do ano passado, durante entrevista concedida em Porto Alegre, a própria presidente antecipou-se e tocou no assunto. Perguntada se já tinha um candidato a prefeito na cidade, disse que está "cada vez mais inclinada a não participar de eleições" nos casos em que os partidos que integram a base que garante sustentação ao governo no Congresso Nacional estiverem divididos. Parlamentares governistas apoiam a ideia de que ela se ausente dos palanques, sobretudo no primeiro turno.

"Essa é uma preocupação de todos", reconheceu um dirigente do PMDB. "O ideal é ela [Dilma] se poupar para o segundo turno, para o momento decisivo."

Segundo o secretário-geral do PDT, Manoel Dias, o assunto ainda não foi tratado com os articuladores políticos do Palácio do Planalto e do PT. Mesmo assim, Dias concorda com a receita defendida por pemedebistas e pela própria Dilma. "Nos palanques em que os partidos da base não estiverem reunidos, ela não deve se manifestar. Acho que essa é a melhor forma", ponderou.

Por outro lado, nas praças em que a base estiver unida, a pressão será forte para que Dilma ajude a impulsionar a campanha do candidato aliado. Se a grande maioria dos partidos governistas integrar a chapa a ser encabeçada pelo prefeito Eduardo Paes (PMDB), o Rio de Janeiro poderá ser um desses locais. Por enquanto, porém, o PR do deputado Anthony Garotinho negocia uma aliança com o DEM de Cesar e Rodrigo Maia.

Goiânia é outro exemplo. Apesar de PP, PCdoB e PTB cogitarem voos solos, PMDB e PT já fecharam um acordo em favor da candidatura do petista Paulo Garcia à reeleição. Garcia era vice do ex-prefeito Iris Rezende, que renunciou para disputar o governo de Goiás em 2010 e perdeu a eleição.

São Paulo, por sua vez, é citado por petistas e aliados como um dos municípios em que Dilma dificilmente desembarcará durante o primeiro turno da campanha eleitoral. O PMDB até agora não abre mão de lançar a candidatura do deputado Gabriel Chalita, e o PDT do deputado Paulo Pereira da Silva e o PCdoB, que tem em suas fileiras o vereador Netinho de Paula, também estudam a possibilidade de entrar na disputa. Em Porto Alegre, onde Dilma construiu sua carreira na administração pública, a base aliada também não chegou ainda a um entendimento.

Líderes dos partidos aliados, porém, dão como certa a participação do ex-presidente Lula na campanha da capital paulista e de outras grandes cidades, a favor do PT. O ex-presidente teve papel ativo na construção da candidatura do ministro da Educação, Fernando Haddad, e o PT considera fundamental retomar o poder na maior cidade do país.

Com Valor Econômico

Festa do Bonfim reúne milhares de pessoas em Salvador



As ruas da Cidade Baixa, na capital baiana, ficaram estreitas para a multidão que participou nesta quinta-feira (12) da Lavagem do Bonfim, em Salvador. Milhares de pessoas prestigiaram o evento, percorrendo pelo menos parte do percurso de 8 km que separa a Igreja da Conceição da Colina Sagrada, onde acontece a tradicional lavagem das escadarias. O PCdoB levou suas bandeiras e militantes para a festa, que contou ainda com a participação de muitas outras lideranças políticas.











sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Novo presidente do PCdoB de Alagoinhas


Posse do Grêmio Estudantil do CILNB.
Quero saudar a todos os militantes e simpatizantes do Partido Comunista do Brasil em Alagoinhas e região, dizer do orgulho e respeito que tenho as bandeiras e lutas travadas pelo querido PCdoB ao longo destes 90 anos, histórias que ouvia desde minha adolescência e que levaram não somente a minha filiação, mas se tornou objeto no meu trabalho de conclusão do curso de História na Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Cresci militando no PCdoB, passei inicialmente pelo movimento estudantil do antigo Centro Integrado Luiz Navarro de Brito, como representante do colegiado escolar e presidente do grêmio estudantil, fase que contribuiu muito para minha formação intelectual e política. Já nas fileiras da União da Juventude Socialista – UJS com apenas16 anos, aprofundei as minhas relações com o PCdoB, partido do qual sou filiado desde o ano 2000. As lutas travadas nesse período levaram à reconstrução de grêmios nos colégios de Alagoinhas e no relançamento da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Alagoinhas UMESA, a reconstrução da ABES no estado e na aprovação da Lei Municipal da meia-passagem. Hoje com apenas 29 anos recebo a missão de ser presidente do Partido Comunista do Brasil em Alagoinhas, sei que não será fácil conviver em um ambiente repleto de tanta falsidade, egoísmo e desconfiança como fizeram da política local. Quero estar preparado para superar essa atmosfera presente na política atual. Estou me comprometendo com a renovação política da cidade, precisamos que as mulheres, os negros, a juventude os professores, pessoas que tenham realmente caráter participem mais da política em Alagoinhas filiem-se ao PCdoB e sejam futuros candidatos (as) pelo nosso partido. Venha para o PCdoB e faça a sua própria história.

Bruno de Oliveira Santos 

Conferência do PcdoB Setembro/2011, espaço de mobilização e debate



Conferência Estadual do PCdoB - outubro de 2011

Realizada no dia 24 de setembro de 2011, a Conferência do PCdoB em Alagoinhas, mobilizou a militância municipal e regional, com a presença de delegados de Pedrão, Araçás e municípios vizinhos. O ato contou ainda com a presença da Deputada Federal Alice Portugal e serviu para oficializar as filiações dos camaradas Hylton Batista e Antônio Barreto (Tonho Rato) as fileiras do Partido Comunista do Brasil. Na Conferência foram aprovadas 3 resoluções que fazem parte do projeto político do PCdoB para as eleições de 2012 em Alagoinhas, sendo os seguites:

1.    O  partido trabalhará para recomposição da aliança dois de julho, ou campo da esquerda. Com esse objetivo queremos unir o maior número de partidos de esquerda em Alagoinhas, para construção de um projeto único para a cidade.
2.    Os partidos aliados terão que se comprometer  com um projeto de forma democrático compartilhado com transparência administrativa, esse projeto terá que respeitar a autonomia dos movimentos sociais  e das instituições democráticas.
3.    A construção desse projeto deverá levar em conta a experiência política já vivida pelo PCdoB/Alagoinhas em outras alianças. Dessa forma será necessário fazer uma analise das seguintes questões:
a) Quais foram os erros cometidos anteriormente que levaram a desarticulação da Aliança 2 de Julho;
b) Que autocrítica os partidos de esquerda estão dispostos a fazerem dessa experiência vivenciada.
c) Qual foi o ganho político dos Partidos em Alagoinhas ao longo dessa aliança.

Ao final da Conferência, eleito o novo Diretório Municipal se comprometeu com a renovação política municipal e em defender a honrar e as bandeiras do PCdoB.


Bruno Olyveira

Blog - Um canal de comunicação e propaganda.



Com a chegada de 2012 esse blog (pcdobalagoinhas.blogspot.com) foi criado com o objetivo de facilitar a comunicação com a nossa militância na cidade de Alagoinhas. Permitindo um espaço de maior aproximação com a sociedade através de seus comentários e sugestões. O Blog se torna também uma poderosa ferramenta de divulgação das atividades do Partido Comunista do Brasil na cidade de Alagoinhas e região. Espero que essa oportunidade seja aproveitada da melhor forma possível  para proporcionar o debate e o nosso crescimento político.  

Bruno Olyveira