quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

2012: Daniel Almeida reafirma candidatura de Alice e acredita em apoio do PMDB


O deputado federal Daniel Almeida, presidente estadual do PCdoB, reafirmou, em entrevista ao Política Livre, na noite de ontem, no camarote Casa de Daniela Mercury, a candidatura da comunista Alice Portugal à Prefeitura de Salvador. “Não tem nada mais certo do que essa candidatura. Nós não discutimos mais se é ou não pra valer, mas como vamos ganhar a eleição e vamos ganhar”, defendeu. ”Não temos dúvida da vitória do voto em Wagner. Essa coisa da unidade é sempre desejável, mas a unidade ficou ultrapassada com o fim do carlismo”, disse.
Questionado se a entrada da senadora Lídice da Mata (PSB) mudaria a pretensão do PCdoB, o comunista disse que não e incentivou que a socialista entre na disputa. “Lídice tem todas as condições de disputar qualquer cargo na Bahia. Acho que ela deveria refletir sobre essa posição, para termos mais opção no primeiro turno”, argumentou. Almeida afirmou ainda que o PCdoB acredita que o PMDB possa apoiar Alice caso a candidatura de Mário Kertész não se confirme.
“O PMDB tem afirmado que não tendo união das oposições, a opção prioritária é Alice”. Perguntado, então, se isso não representaria um problema, já que o PMDB não faz parte da base do governador Jaques Wagner, Almeida minimizou, dizendo que o partido faz parte da base de Dilma. “Não se rejeita apoios. O PMDB é da base do governo Dilma e este é o principal guarda-chuva que nos une”, ressaltou, defendendo, no entanto, que o vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa, Geddel Vieira Lima, nova opção analisada pelos peemedebistas, tem “toda legitimidade” para entrar na disputa.



“Atlético de Serrinha” 

O Alagoinhas Atlético Clube, fundado em 2 de abril de 1970 é um dos maiores orgulhos da cidade de Alagoinhas. Atualmente disputando a primeira divisão do campeonato baiano de futebol o carcará tem feito uma campanha razoável. Porém o que tem chamado mais atenção da população de Alagoinhas diz respeito à obra faraônica que se tornou o Estádio Municipal Antônio de Figueiredo Carneiro, popular Carneirão o que tem feito com que o Atlético de Alagoinhas mande seus jogos em Serrinha. A obra de reforma desse Estádio se arrasta por 6 anos e já durou mais tempo que a sua construção que foi em 2 anos. Fazendo uma retrospectiva, reportagens de 2007 informavam que “fundado na década de 60 o Carneirão nunca havia passado por uma grande reforma. Mudando totalmente esse quadro, em meados de 2006, a Prefeitura de Alagoinhas firmou parceria com o Governo Federal e iniciou uma grande obra orçada em R$ 2,1 milhões... Só na iluminação do estádio, estão sendo investidos mais de R$ 1,2 milhão... Estão sendo colocadas também, 4 mil cadeiras para melhor acomodar os torcedores. A reforma do Carneirão contemplou ainda o gramado, com a implantação da grama esmeralda imperial, considerada a de melhor qualidade para a prática esportiva e recomendada pela Confederação. A atual administração que venceu as eleições de 2008 noticiou em 25 de julho de 2011, no Gazeta dos Municípios a continuidade dessa reforma informando que “as obras de requalificação do Estádio Municipal Antônio Carneiro, o Carneirão, já começaram em ritmo acelerado e após a primeira semana de trabalho já é possível perceber que esta será de fato uma obra de grande relevância para o município. Com conclusão prevista para janeiro de 2012, quando se inicia o calendário esportivo regional...” O que a população de Alagoinhas não entende é porque depois de tanto investimento a reforma desse Estádio não se finaliza. Foram dois prefeitos e muito dinheiro público gasto nessa obra, porém a população de Alagoinhas continua sem essa opção de lazer sendo a maior penalizada. 

O que desperta bastante interesse é os comentários que tem surgido sobre esse caso. O Atlético continua mandando os seus jogos em Serrinha, e mesmo com a obra em “ritmo acelerado” não tem previsão para voltar a jogar em sua terra de origem. O atual prefeito coloca a culpa no grupo do prefeito anterior e o grupo do prefeito anterior diz que a culpa é do prefeito atual. Nós não queremos saber que é o vilão dessa história queremos o nosso time de volta. Chega de usar o time de nossa terra para politicagem suja e barata. Devolvam o Atlético de Alagoinhas!


Fonte:

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Lei da Ficha Limpa


O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou nesta quinta-feira (16) a constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, que valerá para as eleições deste ano. O placar final foi 7 votos a 4 para uma das principais inovações trazidas pela lei – a inelegibilidade a partir de decisão por órgão colegiado. No entanto, como a lei traz várias inovações, o placar não foi o mesmo para todos os pontos que acabaram mantidos pela maioria.
O resultado foi proclamado depois de quase 11 horas de julgamento entre a quarta e a quinta-feira. Celso de Mello e Cezar Peluso foram os últimos ministros a votar. Eles reafirmaram posição por uma interpretação mais restrita da lei. Um dos principais pontos atacados por ambos foi a aplicação da Lei da Ficha Limpa a casos que ocorreram antes que a lei foi criada. “A lei foi feita para reger comportamentos futuros. Como ela está, é um confisco de cidadania”, disse Peluso.

Os ministros que votaram a favor da integralidade da lei foram Joaquim Barbosa, Rosa Weber, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski e Carlos Ayres Britto. Os outros ministros da Corte foram mais ou menos resistentes à lei de acordo com a questão levantada. Antonio Dias Toffoli, por exemplo, só foi contra a regra que dá inelegibilidade por condenação criminal de órgão colegiado, aceitando todo o resto da lei.

O julgamento dá a palavra final do STF sobre a polêmica criada assim que a Lei da Ficha Limpa entrou em vigor, em junho de 2010. O Supremo já havia debatido a norma em outras ocasiões, mas apenas em questões pontuais de cada candidato. Agora todos os pontos foram analisados com a Corte completa.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

"TIME QUE NÃO JOGA NÃO FAZ TORCIDA"


Para as eleições que serão realizadas nesse ano de 2012, pensamos em debater duas questões principais para a cidade, a necessidade de renovação política  e a reelaboração de nosso plano de governo para Alagoinhas. Queremos que a juventude se interesse mais por política, torcemos pelo aumento do número de mulheres nos partidos e pelo fortalecimento das lideranças sindicais e suas revindicações.  Não podemos aceitar que as eleições municipais sejam palco para imposição de candidaturas a prefeito, e se transformem em uma guerra suja apenas pelo poder. Alagoinhas merece um debate mais qualificado. Pois acreditamos que nenhuma liderança política atual é insubstituível.

Em 90 anos de história nossa luta sempre foi a melhoria das condições de vida das pessoas, por um país mais justo e democrático. Enfrentamos os anos de Ditadura Militar,  fase difícil quando Alagoinhas foi uma das cidades na Bahia que mais resistência ofereceu ao golpe e sempre se postou de cabeça erguida. Coragem e ousadia nunca faltaram a nossa militância.

O Partido Comunista do Brasil acumulou bastante experiência nas eleições municipais de 2008 quando ofereceu para cidade uma candidatura qualificada para prefeito e conquistou  14% do eleitorado de Alagoinhas. Por este motivo sua militância esta sendo chamada ao desafio de construir uma candidatura própria para prefeito nesse ano de 2012. "TIME QUE NÃO JOGA NÃO FAZ TORCIDA". 


Enquanto houver injustiça na cidade ou no campo, entre ricos e pobres, negros e brancos, entre homens e mulheres, lutaremos por uma sociedade mais justa e igual para todos.

Viva Alagoinhas e Viva ao PCdoB!

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012


Não tem nenhum cabimento o argumento de que a greve da Polícia Militar é anticonstitucional e, portanto, ilegal por se tratar de uma corporação armada. São servidores públicos e como tal devem ser tratados. A esquerda sempre defendeu o direito de greve e de associação desses servidores e assim os tem considerado desde sempre. Outrossim, os partidos de esquerda, como também as centrais sindicais em que atuam, sempre defenderam melhorias salariais para as polícias militares e civis e demonstraram simpatia para com a PEC-300, que estabelece um piso nacional para essas categorias. Outra coisa – inaceitável – são greves e manifestações armadas, assim como atos de terror contra a população.

Matéria na integra.
http://www.pcdob.org.br/noticia.php?id_noticia=175284&id_secao=3

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Eleições 2012


Bruno de Oliveira, Daniel Almeida e Pedro Marcelino
Hugo Leonardo
A noite de sexta-feira no dia 03 de fevereiro foi pequena para militância do PCdoB. Uma atividade de intenso debate contagiou os filiados, aliados e simpatizantes do Partido Comunista do Brasil. O público presente teve a oportunidade de expressar sua opinião com relação às Eleições de 2012. Um amplo debate com a presença do presidente estadual do PCdoB Daniel Almeida e falas da nossa militância. Vamos esquecer a política personalista e o debate pobre que busca apenas debater nomes, o que temos que discutir com as outras forças é qual o projeto de governo para cidade de Alagoinhas. Somos a única força que tem um projeto para cidade construído nas últimas eleições e que passa por revisões. A plenária se encerrou com a vontade de resgatar o espírito de resistência política da cidade de Alagoinhas no lançamento de uma candidatura própria. Vamos continuar a conversa com outras forças, mas agora em busca de alianças que garantam apoio a nossa candidatura.