domingo, 17 de junho de 2012

PCdoB nacional manda recado para PT: ‘Quando o PCdoB faz acordo, é pra valer’


PCdoB nacional manda recado para PT: ‘Quando o PCdoB faz acordo, é pra valer’
Fotos: Betto Jr. / Agência Haack / Bahia Notícias
Provocado sobre as tensões que cercam a relação entre PCdoB e PT no país, tanto o representante baiano, deputado federal Daniel Almeida, quanto o presidente nacional, Renato Rabelo, foram claros no recado direcionado ao principal aliado dos comunistas. O PCdoB cobrará os acordos firmados em várias cidades do país, como Porto Alegre, onde a deputada federal Manoela D’Ávila (que não esteve presente, para tristeza do público masculino) pretende concorrer, mas enfrenta resistência do PT local. Quanto ao cenário estadual, Almeida disse que há acordos entre os dois partidos para candidaturas comunistas nas cidades de Juazeiro e Guanambi, e que cobrará o acerto. “Queremos crer que os acertos estão mantidos. Nós respeitamos as decisões de cada partido, mas o PCdoB faz acordos para valer”, definiu. Rabelo chegou a desafiar os jornalistas presentes na coletiva: “Se um partido não tiver condição de oferecer reciprocidade, não faça acordos. Duvido que alguém dê algum exemplo de acordo que o PCdoB descumpriu”.
bahianoticias

Alice Portugal anuncia candidatura à prefeita de Salvador

Fotos: Betto Jr. / Agência Haack / Bahia Notícias

Após quase um ano de conversas em torno do desejo do PCdoB de ter candidato próprio na eleição municipal de Salvador, enfim o nome da deputada federal Alice Portugal foi consolidado com uma grande festa do partido no Centro de Convenções, na manhã deste domingo (17). Para quem já esperava a união entre o possível bloco governista PCdoB-PDT-PTB-PSL, a convenção demonstrou que, embora Alice siga firme em sua candidatura, não há a garantia de que ela conseguirá reunir as legendas em torno de sua campanha. “Seria muito mais confortável que nós tivéssemos já anunciando coligações”, admitiu a candidata, ao citar ainda a vontade de buscar o apoio da senadora Lídice da Mata e do PSB, que ainda não se manifestou quanto à disputa em Salvador. Um novo almoço entre todos os partidos deverá acontecer nesta quarta (20), quando poderá haver uma definição. Com a presença do presidente nacional Renato Rabelo, de alguns quadros comunistas no país e todas as lideranças estaduais, a coletiva de imprensa organizada ainda contou com a presença dos deputados Deraldo Damasceno (estadual, PSL) e Maurício Trindade (federal, PR). Ninguém do PDT ou do PTB participou da mesa. Questionada se uma eventual aliança com nomes como os congressistas Félix Mendonça Jr. e Marcos Medrado (ambos do PDT), bem como Damasceno, não seria uma incoerência com a história do PCdoB, a postulante respondeu que a “municipalização [do debate] é necessária” em uma eleição para prefeito e que a conversa não pode "somente se ater à ideologia". “Estamos nos cercando do que há de melhor para a cidade”, definiu. 


Alice ainda revelou um “longo telefonema” recebido na manhã deste domingo (17) do também postulante Nelson Pelegrino (PT). O petista felicitou a adversária e disse que ainda pretende conversar com a comunista – primeira candidata do governador Jaques Wagner a anunciar sua candidatura. “Quando começamos as conversas, vocês [imprensa] me perguntavam se a campanha seria para valer. Hoje a resposta está dada: é pra valer”, sacramentou. A coletiva foi seguida de um minicomício para os militantes. Em meio às felicitações e promessas de uma campanha vitoriosa, foi o deputado estadual Álvaro Gomes quem mais se exaltou e chegou a projetar um possível cenário contra o candidato democrata ACM Neto, a quem chamou de “Grampinho”. “Se no 2º turno ficar ‘Grampinho’, você [Alice] vai destroçar! Vai destroçar! Nos argumentos, claro, que nós não somos de violência”, provocou, ao ser aclamado pela claque.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Convenção do PCdoB em Salvador aprovará candidatura de Alice


Para quem acredita que o PCdoB é um partido secundário e não tem vida própria, essa é a melhor resposta. Em Salvador no próximo dia 17, o Comitê Municipal do PCdoB  realiza a Convenção Municipal do partido, quando acontecerá a homologação da candidatura da deputada federal Alice Portugal à prefeitura de Salvador e dos candidatos e candidatas a vereador. O evento será realizado no auditório Mãe Menininha, Centro de Convenções da Bahia, Jardim Armação, a partir das 9h.

Segundo o presidente do Comitê Municipal, Geraldo Galindo, das 9h às 11h, os filiados e filiadas ao partido irão votar a resolução das candidaturas do PCdoB para prefeito, vice-prefeito e vereadores. Após isso, das 11h às 13h, será realizado o ato político, momento em que acontecerão os discursos das lideranças políticas do PCdoB na Bahia e de partidos convidados. 

Para a deputada federal Alice Portugal, “a convenção é o coroamento de um processo de debates em que o PCdoB, nesta ocasião em que completa 90 anos, resolve estabelecer a meta de organizar-se em todos os municípios brasileiros. Além disso, o partido quer aumentar o número de gestores em cidades brasileiras de porte médio e grande, e Salvador está inclusa nesse perfil.”

Sobre a candidatura majoritária do partido, Alice Portugal disse que o PCdoB tem fortes raízes em Salvador, cidade com quase 3 milhões de habitantes, é presença constante na Câmara de Vereadores e tem participado das últimas campanhas para a prefeitura da capital como partido aliado.

A respeito da sugestão de seu nome à prefeitura de Salvador, Alice afirmou estar entusiasmada com a missão. “Diversos nomes poderiam ser apresentados, a exemplo do deputado federal Daniel Almeida, do ex-deputado estadual Javier Alfaya e das vereadoras Olívia Santana e Aladilce, e o PCdoB optou pelo meu. Estou cumprindo o meu quinto mandato como deputada e me sinto preparada para essa nova jornada.”


Aconteceu nesse final de semana o 16º Congresso Nacional da União da Juventude Socialista. Começou na quinta e terminou neste domingo. Chamou atenção a presença e o discurso de José Dirceu, que afirmou “Todos sabem que este julgamento é uma batalha política. E essa batalha deve ser travada nas ruas também porque senão a gente só vai ouvir uma voz, a voz pedindo a condenação, mesmo sem provas. É a voz do monopólio da mídia. Eu preciso do apoio de vocês.” Evocando o seu passado de líder estudantil, acrescentou: “Não podemos deixar que este processo se transforme no julgamento da nossa geração. Por isso, peço a vocês, hoje aqui, fiquem vigilantes. Não permitam julgamento político. Não permitam julgamentos fora dos autos. A única coisa que nós pedimos é o julgamento nos autos e que a Justiça cumpra o seu papel.”


Depois de algum tempo sem escrever, estou de volta. Peço desculpas pela ausência, vou agora tentar atualizar diariamente o blog do PCdoB de Alagoinhas.

Um abraço!!!!!



Bruno de Olyveira