terça-feira, 27 de março de 2012

Ala do PT quer terceiro mandato de Lula

Petistas ligados à facção Construindo um Novo Brasil (CNB), que é majoritária no Partido dos Trabalhadores, planejam lançar logo após as eleições municipais de outubro o movimento ‘Volta, Lula’, cujo objetivo é construir a candidatura do ex-presidente a um terceiro mandato. É o que revela o colunista Claudio Humberto. O movimento será lançado somente no final do ano para não atrapalhar as eleições municipais, nem o tratamento de Lula contra o câncer.

A CNB é liderada pelo ex-presidente Lula e seu ex-chefe da Casa Civil José Dirceu e pode conquistar mais adeptos ao movimento. O que não faltam neste momento são partidos da base aliada insatisfeitos com o governo Dilma. Oligarcas do Senado e da Câmara hoje ameaçados pelas mudanças estruturais de Dilma não pensariam duas vezes em apoiar o retorno do ex-presidente para garantir a continuação de seus reinados. Renan Calheiros, do PMDB, por exemplo, poderia assim substituir José Sarney na Presidência do Senado. A presidente em exercício quer o ministro Edson Lobão em seu lugar.

Mas esse movimento não é uma novidade no Planalto. Com a queda de Wagner Rossi do Ministério da Agricultura, em agosto do ano passado, parlamentares da base aliada já cantavam o 'volta, Lula', como noticiou Marco Damiani, no 247. (Leia aqui). A saída de Dilma do caminho não seria nenhum impecílio para Lula. O ex-ministro Delfim Netto observou que, mais uma vez em antagonismo a Lula, a presidente Dilma não tem obsessão pela reeleição. "Dilma não governa para se reeleger, mas apenas para fazer um governo que deixe o País melhor do que o que ela encontrou", afirmou.

A única resistência que Lula poderia enfrentrar, e não por isso menos representativa, é a do povo brasileiro. Como anunciou Claudio Humberto, pesquisas a serem divulgadas esta semana mostrarão índice recorde de aprovação para o espancamento de Dilma na classe política. A mais recente delas mostrou um aumento de aprovação ao governo atual.
http://brasil247.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.